Conhecer seu corpo é fundamental para notar qualquer alteração ou problema de saúde. Isso é ainda mais importante quando se trata das mamas. Saber reconhecer se as suas mamas estão normais ou apresentam alguma alteração pode ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama e, desta forma, no tratamento da doença.
Naturalmente, os exames de acompanhamento e as consultas com seu mastologista continuam sendo imprescindíveis para prevenir e detectar a doença. Porém, vale lembrar que quando esse tipo de tumor é detectado em estágio inicial, o tratamento é menos agressivo e as chances de cura são maiores, podendo chegar a 95% em alguns casos.
Por isso, é importante saber quais são os sinais e sintomas do câncer de mama e consultar um médico quando preciso. Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de câncer e muitos casos não apresentam sintomas tão óbvios. O carcinoma ductal in situ (CDIS), por exemplo, geralmente não causa nenhum sintoma. A maioria dos casos deste câncer são detectados com uma mamografia.
Mas, existem alguns tipos de câncer que apresentam sintomas que a paciente pode identificar. Veja agora alguns sintomas comuns ligados às mamas que podem sinalizar que é hora de procurar seu médico mastologista:
Caroços ou protuberâncias no seio
Nódulos ou caroços são um dos principais sintomas do câncer de mama. Segundo a American Cancer Society, massas duras, com bordas irregulares e que não doem têm maior probabilidade de ser câncer. Mas também existem casos de tumores malignos em que o nódulo é sensível, mole e redondo.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o nódulo fixo e indolor é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher.
A boa notícia é quem nem todo nódulo é câncer. Há várias condições benignas que também têm esse mesmo sintoma. Por isso, é necessário consultar seu médico para uma avaliação e diagnóstico adequado.
Veja mais:
Conheça 5 alterações benignas das mamasInchaço no seio ou ao redor, na clavícula ou nas axilas
O inchaço nas mamas pode ser causado pelo câncer de mama inflamatório, uma forma agressiva da doença. Inchaços na sua clavícula ou axila podem ser causados pelo câncer de mama que já tenha se espalhado para os linfonodos dessas áreas. Portanto, se notar que as suas mamas estão inchadas em momentos diferentes do seu ciclo menstrual, ou se apenas uma das mamas está inchada, fale com o seu médico.
Vermelhidão ou engrossamento da pele
Outro sinal do câncer de mama é quando a pele das mamas muda de textura e aparência, parecendo com a casca da laranja ou fica vermelha. Normalmente, esses sintomas são causados pela mastite, uma infecção nas mamas muito comum em mulheres que amamentam. Mas, se esse não é o seu caso, o mastologista poderá avaliar melhor, pois esses sintomas são comuns no câncer de mama do tipo inflamatório.
Calor ou coceira nos seios
Estes dois sintomas são comuns na mastite, assim como no câncer de mama inflamatório. A coceira também é comum na doença de Paget, um tipo de câncer de mama que atinge a aréola e/ou o mamilo. Portanto, se você não está amamentando, o ideal é procurar um mastologista.
Mamilo invertido
Algumas vezes o câncer de mama provoca mudanças na aparência dos mamilos. Se o seu mamilo ficar ligeiramente voltado para dentro ou invertido, é importante marcar uma consulta com seu médico para investigar e descartar o câncer. Mudanças no mamilo podem acontecer com o tempo e um mamilo invertido em si não significa que você tem câncer de mama. Mas existe essa possibilidade.
Secreção
Outro possível sintoma do tumor na mama que atinge os mamilos é a produção de secreção, especialmente quando é unilateral e espontânea. Geralmente, a secreção do mamilo associada ao câncer é clara, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Importante consultar um médico se tiver este sintoma e não estiver amamentando.
Dor
Embora a maioria dos tipos de câncer de mama não cause dor, alguns podem provocá-la. Dor nas mamas é um sintoma comum, geralmente, relacionada ao ciclo menstrual. A dor surge cerca de uma semana antes da menstruação e pode durar alguns dias. Outras condições podem causar dor, como a mastite e condições benignas. De qualquer maneira, só o médico poderá avaliar e tratar o problema, por isso procure seu mastologista.
É sempre importante entender quais sintomas podem estar relacionados ao câncer de mama para procurar seu médico mastologista.
Lembre-se: Prevenir é sempre melhor e aumenta a chance de você se tratar e curar seu câncer!
6 Comments
Grata por todo o esclarecimento. A coceira na aréula , a espessura, a minha idade 68 anos , leva-me a pensar na doença de PAGET … Mas como não sou médica e sim, Fisioterapeuta reformada,tenho consulta marcada para 10 de Janeiro, veremos qual o resultado. Mais uma vez grata pelo esclarecimento bem detalhado. Juju Nogueira
Olá, Maria, agradecemos o comentário. O acesso à informação é muito importante. Mas o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista.
Eu tenho 54 anos.
Estou sentindo dor no mamilo esquerdo, quando pego no mesmo do lado direito sinto que quem um nódulo, porém não dói.
Gostaria de saber o que devo fazer e qual o médico especialista que devo procurar.
Olá, Luíza, importante procurar um médico mastologista. Os contatos do meu consultório estão aqui: https://silviobromberg.com.br/contato/
Boa noite estou com um vermelhão na mama não tem a haver com o mamilo dói muito depois de cinco dias saiu um pus abriu um olhinho e vermelho ao redor o que pode ser moro na praia aqui e muito quente tenho 54 anos
Olá, Luciana, cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista para avaliação.